Apresentação

APRESENTAÇÃO:

WebGincana (WG) é uma estrutura de informações para uso de pesquisas na Internet. Sua função é auxiliar o aluno numa espécie de “Caça ao Tesouro” propondo-lhe: desafios de busca, questões incógnitas, tarefas para além do computador e, é claro, o trabalho em equipe.
Sua proposta é que o aluno aprenda determinado assunto utilizando a Internet e suas ferramentas fazendo utilizando o material sugerido e evitando que ele apenas “Copie e Cole” as respostas. Para isso, é fundamental que haja uma dinâmica entre o conteúdo pesquisado, leitura rápida e atenta a fim de decifrar as incógnitas e com tais informações adquiridas propor-lhes missões que trarão uma aprendizagem divertida, muitas vezes lúdica e, é claro, com total absorção do conteúdo.
Para que isso ocorra, o professor precisa montar sua WG de maneira que o aluno siga um caminho que cumpra com alguns aspectos. Estes seguem nesta APRESENTAÇÃO e foram retirados do “Boteco Escola” (http://jarbas.wordpress.com/), blog do Professor e Doutor Jarbas Novelino Barato (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537458D7), da Universidade São Judas Tadeu:
• Capacitar os alunos a fazer uma leitura dinâmica e atenta de textos que possuam informações que despertam o interesse imediato;
• Estimular a curiosidade do aluno para assuntos previamente abordados em aula;
• Proporcionar o uso perspicaz e sistemático de ferramentas da Internet;
• Modernizar o modo de estudo dos alunos (atingindo principalmente essa nova Geração Y);
• Promover o trabalho cooperativo de aprendizagem;
• Promover usos educacionais de Internet;
• Evitar o “Copie e Cole” fornecido também pelas ferramentas do computador;
• Articular o estudo no computador fazendo uso de informações em prol de atividades diversificadas;
• Estimular o espírito de equipe;
• Proporcionar aos professores o uso do computador para atividades que ampliem os conhecimentos dos alunos de modo descontraído e inovador.
REGRAS:
Para que a WG seja feita, é preciso seguir algumas regras. Veja:
• Os grupos devem ter aproximadamente 5 ou 6 participantes;
• Como fonte de pesquisa deve ser utilizada apenas as oferecidas nas indicações de recursos WEB;
• Conforme forem encontrando as respostas, é preciso colocá-las num post-it de forma sucinta e descriminar em qual indicação oferecida a encontrou;
• O grupo que apresentar as respostas corretas primeiro leva os pontos de determinada questão;
• Caso haja empate este será decidido com algum Desafio extra exposto pelo grupo de orientadores da WG;
• Para cada questão será determinado um tempo de cumprimento. Inclusive para as além “aluno ↔ micro ↔ internet” (essas são as chamadas Tarefas);
• Ao final da WG os grupos adversários devem trocar experiências da realização do projeto e suas diferentes perspectivas.